Casa Fiori – Villa do Pão, Vila Flores, RS

Casa da família Fiori tem 104 anos. Foto: Kelly Pelisser

A casa da família Fiori tem 104 anos e é aquelas construções imponentes, de janelas e portas amplas, para bem receber a família numerosa e os viajantes. Assim é até hoje. No local, bem no centrinho da pequena Vila Flores, funciona a padaria Villa do Pão, que oferece produtos fresquinhos e gostosos, feitos em forno à lenha. Sempre tem pão colonial, daquele fofinho, de 1kg ou 2kg, que custam de R$ 5 a R$ 10. Mas, sob encomenda, é possível ter pães gigantes, de até 20kgs! A casa oferece também cucas, biscoitos coloniais e de muitos outros tipos, alfajor, bolos, bem casados, estrunfuli (aquelas bolinhos assadas com mel), geleias…

Espaço interno da Villa do Pão é uma graça. Foto: Kelly Pelisser

Ao entrar na casa, o visitante se depara com o espaço onde são vendidas as guloseimas para levar. Com móveis e uma balança antigos e paninhos de croché, tem muito cara de casa de vó. As luminárias são baldes de metal virados aos contrário. À esquerda, fica um espaço com mesinhas, para fazer seu lanche por aí mesmo. No balcão, há opções daquelas tradicionais de padaria, como folhados, pastéis, risoles e sonho. Esse ambiente conta com um fogão à lenha. A bancada do banheiro é um tora de madeira, e no reservado, tem um penico pendurado na parede e a letra completa da música: “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”.

Balanço antigo no balcão da Villa do Pão. Foto: Kelly Pelisser

A estrela do lugar: o pão, feito em forno à lenha.
Foto: Kelly Pelisser

Os produtos são maravilhosos. Com gosto de verdade, gosto de casa, de aconchego. Eu levei um alfajor sensacional (e olha que minhas expectativas em torno de alfajor são altas, porque é algo que amo), um biscoito chamado chinelinho, feito com leite de coco e goiabada (que comi num único dia um pacote inteiro) e provei o pão lá, fofinho, delicioso. Dá vontade de experimentar tudo e voltar um milhão de vezes. A casa é linda demais, os produtos, divinos. Só um conselho: tirem um dia para ir à Vila Flores. O único arrependimento vai ser não ter ido antes.

Também tem mesinhas para provar as delícias lá mesmo. Foto: Kelly Pelisser

Esse espaço com mesinhas tem fogão à lenha. Foto: Kelly Pelisser

 

 

Casa Fiori – Villa do Pão

Onde: Avenida da Flores, 878, Vila Flores, RS

Horários: de segunda à sexta, das 8h30min às 11h45min e das 13h30min às 18h30min, aos sábados, das das 8h30min às 11h45min e das 13h30min às 18h.

Mais: site e Facebook

 

 

 

Deixe um comentário