Restaurante Mascaron, em Vila Flores, RS

Para começar, tem sopa de capeletti, polenta, pien e salame frito no restaurante Mascaron. Foto: Kelly Pelisser

Mais do que um restaurante, o Mascaron Paradouro, em Vila Flores (RS), é uma pequena aula de história. A casa foi construída especialmente para abrigar o empreendimento, com semelhança àquela dos ancestrais da família Brandalise, proprietária do negócio. O Mascaron era o apelido na família na Itália. Pelas paredes, na recepção, pelo teto, em cada cantinho, estão objetos ou referências à colonização italiana e a história da família. Aliás, além desse restaurante, eles também administram o famoso Restaurante Giratório na cidade vizinha de Veranópolis.

Apaixonada pelo pão frito: esses do cantinho debaixo. Foto: Kelly Pelisser

A construção em Vila Flores é de pedra, madeira, e tem uma fonte, réplica de uma entrada na cidade de Arsié, na Itália, de onde partiu a família Brandalise. Na recepção, cadeiras como as de antigos cinemas, de onde se contemplam uma porta antiga, mapas, fotos de família e quadros religiosos. No hall, olhe para o teto e veja uma fotografia da casa dos antepassados do proprietário do restaurante. Logo em frente, estão rádios, TV e máquinas de escrever antigos. O salão do restaurante é amplo, com cadeiras em madeira colorida, além de azulejos e outros objetos que trazem cor ao local, também, como era nas casas do passado.

De meio-dia, tem buffet a quilo. Foto: Kelly Pelisser

De meio-dia, diariamente, o almoço é buffet a quilo ou livre. De entrada, tem sopa de capeletti, pien, queijo ralado, polenta brustolada e salame frito, em cima do fogão à lenha. Ali do ladinho, estão também queijo, salame, pão, e atenção para o detalhe que me deixou encantada: tem pão frito! Em duas versões: salgado e doce! Quanto tempo eu não via pão frito! Quem é descendente de italianos na Serra, deve ter comido na casa da nonna pão frito. Com os restinhos que sobrava da massa do pão, se cortava em quadradinhos e fritava! Experiência afetiva para voltar no tempo comer essa delícia antes do almoço! Para mim, tem gosto de infância.

Hall do restaurante tem objetos antigos, que evocam a memória da família e da cidade. Foto: Kelly Pelisser

No buffet do almoço, estão massas, saladas variadas, legumes refogados, carnes, também com a opção de grelha. Tudo bem gostoso! O local oferece vinhos, incluindo os da vinícola da família. De sobremesa, tem sagu com creme, pudim e outras delícias tradicionais. Se você pedir um café, a xícara é bem fofa, uma canequinha colorida. À noite, o sistema do restaurante é a la carte, com filés e peixes. Vale a parada nessa cidadezinha simpática para comer bem e ainda se encantar com a beleza e a história do lugar.

Restaurante é amplo e colorido. Foto: Kelly Pelisser

Detalhes do restaurante. Foto: Kelly Pelisser

 

Restaurante Mascaron

Onde: BR 470, km 168, Vila Flores, RS

Horários: para almoço, diariamente, das 11h30min às 13h30min, e para jantar, de terças à sábados, das 19h30min às 22h.

Mais: site e Facebook

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s