Degustação e varejo da vinícola Aurora, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)

Fachada da Aurora no Vale dos Vinhedos. Foto: Kelly Pelisser

A Cooperativa Vinícola Aurora, uma das mais famosas marcas de vinhos do país, acabou de inaugurar um espaço voltado ao turismo numa das rotas mais charmosas da Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos. A unidade da Aurora na localidade turística do interior de Bento Gonçalves já existe há algum tempo e foi ampliada em 2019, mas só agora ganhou um varejo e degustação para atender turistas.

A unidade matriz, na área urbana, no bairro Cidade Alta, continua recebendo turistas para visita e degustações, com venda de todos os produtos da marca. Já a unidade Vale dos Vinhedos conta com uma loja que vende apenas vinhos finos, espumantes e sucos de uva, funcionando de terça-feira a domingo. No local, também é possível fazer degustação paga, sob agendamento prévio. São duas opções de degustação. A Premium, com cinco produtos (três vinhos, Chardonnay, Pinot Noir e colheita tardia, e dois espumantes, um brut e um moscatel), por R$ 60 por pessoa, com direito a levar a taça de cristal para casa. E a Super Premium, com quatro produtos ícones da vinícola (um espumante brut e três vinhos tintos, sendo dois deles recém-lançados), por R$ 90 por pessoa, também com a taça de cristal para levar para casa.

Varejo da Aurora no Vale dos Vinhedos. Foto: Kelly Pelisser

A degustação dura cerca de uma hora e conta com explicações detalhadas de cada um dos produtos. Eu fui conhecer as novidades e fiz a degustação Super Premium. Essa inicia com o espumante Aurora I.P. Pinto Bandeira Extra Brut, um espumante de método tradicional, com 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riesling. Depois provamos o Aurora 90 anos. É um tinto feito com um corte de quatro variedades: Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Cabernet Franc, que passou 12 meses em barrica de carvalho americano. Ele foi lançado nesse ano (desde os 50 anos, a Aurora produz um vinho comemorativo de aniversário a cada 5 anos). Em seguida, foi a vez do Millésime Cabernet Sauvignon 2018. Essa é outra novidade, lançado nesse ano. O Millésime é um vinho feito somente em safras excepcionais com a uva Cabernet Sauvignon. Essa nova edição celebra os 30 anos do primeiro Millésime. De lá para cá, foram 11 edições desse vinho. O último da degustação Super Premium é igualmente lançamento, o Gioia Merlot 2018 D.O. Vale dos Vinhedos. Ele homenageia os fundadores da vinícola. Gioia quer dizer alegria em italiano. É o primeiro vinho nobre da Aurora, ele tem 15 graus de álcool (algo que não é comum em vinhos da região). Eu amei todos. Nem sei escolher qual gostei mais. São todos produtos top de linha, com qualidade excelente e bem marcantes. Todos estão à venda também na loja.

Produtos da degustação Super Premium da Aurora. Foto: Kelly Pelisser

A Aurora é uma cooperativa de 90 anos que reúne 1,1 mil famílias associadas de 11 municípios da Serra gaúcha. Além de vinhos, espumantes e sucos, a marca também conta com azeite do Chile e da região de Andaluzia, na Espanha, e aceto balsâmico, importado de Módena, na Itália. Esses produtos também estão à venda na loja do Vale dos Vinhedos. Aliás, os preços de todos os itens são bem atrativos no varejo da Aurora, mais baratos do que em supermercados ou lojas especializadas.

A fachada da vinícola do Vale está moderna e é um ótimo ponto para fazer fotos, bem turistinha. Além da parada para abastecer a adega com vinhos a preços mais baixos, somado à experiência da degustação, a Aurora, certamente, deve se tornar ponto de parada obrigatório no Vale. Desde que inauguraram a reformulação dessa unidade, eu achei que seria mais do que necessário investir em algo turístico ali, já que o Vale dos Vinhedos atrai milhares de turistas todos os anos e a vinícola fica bem na beira da estrada e uma das primeiras a ser avistada ao entrar na rota turística. Com certeza, tem potencial para, no futuro, oferecer novas experiências a turistas ali na vinícola. Vale a visita.


AURORA UNIDADE VALE DOS VINHEDOS        


Loja de Vinhos Vale dos Vinhedos                      
Onde fica: ERS-444, KM 14,748, nº 1575 (Vale dos Vinhedos), Bento Gonçalves (RS)                  
Horários: terças-feiras, das 10h às 18h, quartas-feiras a sábados, das 8h30min às 18h, e aos domingos, das 10h às 17h

Degustação: agendamento pelo (54) 3455.2095, e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br, ou pelo WhatsApp (54) 9.9134.5916   

3 respostas em “Degustação e varejo da vinícola Aurora, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)

  1. Olá Kelly, tudo bem? Sei que estou um pouco adiantado, mas você saberia me dizer quais estabelecimentos devem oferecer ceia de Reveillon em Bento e Vale dos Vinhedos? Estamos programando um viagem em grupo e gostaria de acertar isso previamente, considerando que muitos fecham no período. Obrigado

    Curtir

    • Olá, Paulo. Ainda não sei os lugares que vão oferecer ceia. Normalmente, eles só divulgam mais próximo da data. Mas, usualmente, quem oferece são hotéis. A Serra não tem tradição de eventos de Natal e Ano Novo, porque é um período que muitos lugares fecham em função de férias. A população local costuma ir pra praia no fim de ano e as cidades são bem paradas. Mas talvez você possa checar com hotéis como o Dall Onder em Bento. Ou buscar o Sindicato de Bares e Hotéis da cidade pra se informar, ou a Secretaria de Turismo da cidade ou ainda a Aprovale, associação que reúne empreendimentos do Vale dos Vinhedos.

      Curtir

Deixe um comentário