Degustação e varejo da vinícola Aurora, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS)

Fachada da Aurora no Vale dos Vinhedos. Foto: Kelly Pelisser

A Cooperativa Vinícola Aurora, uma das mais famosas marcas de vinhos do país, acabou de inaugurar um espaço voltado ao turismo numa das rotas mais charmosas da Serra Gaúcha, o Vale dos Vinhedos. A unidade da Aurora na localidade turística do interior de Bento Gonçalves já existe há algum tempo e foi ampliada em 2019, mas só agora ganhou um varejo e degustação para atender turistas.

A unidade matriz, na área urbana, no bairro Cidade Alta, continua recebendo turistas para visita e degustações, com venda de todos os produtos da marca. Já a unidade Vale dos Vinhedos conta com uma loja que vende apenas vinhos finos, espumantes e sucos de uva, funcionando de terça-feira a domingo. No local, também é possível fazer degustação paga, sob agendamento prévio. São duas opções de degustação. A Premium, com cinco produtos (três vinhos, Chardonnay, Pinot Noir e colheita tardia, e dois espumantes, um brut e um moscatel), por R$ 60 por pessoa, com direito a levar a taça de cristal para casa. E a Super Premium, com quatro produtos ícones da vinícola (um espumante brut e três vinhos tintos, sendo dois deles recém-lançados), por R$ 90 por pessoa, também com a taça de cristal para levar para casa.

Varejo da Aurora no Vale dos Vinhedos. Foto: Kelly Pelisser

A degustação dura cerca de uma hora e conta com explicações detalhadas de cada um dos produtos. Eu fui conhecer as novidades e fiz a degustação Super Premium. Essa inicia com o espumante Aurora I.P. Pinto Bandeira Extra Brut, um espumante de método tradicional, com 60% Chardonnay, 30% Pinot Noir e 10% Riesling. Depois provamos o Aurora 90 anos. É um tinto feito com um corte de quatro variedades: Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat e Cabernet Franc, que passou 12 meses em barrica de carvalho americano. Ele foi lançado nesse ano (desde os 50 anos, a Aurora produz um vinho comemorativo de aniversário a cada 5 anos). Em seguida, foi a vez do Millésime Cabernet Sauvignon 2018. Essa é outra novidade, lançado nesse ano. O Millésime é um vinho feito somente em safras excepcionais com a uva Cabernet Sauvignon. Essa nova edição celebra os 30 anos do primeiro Millésime. De lá para cá, foram 11 edições desse vinho. O último da degustação Super Premium é igualmente lançamento, o Gioia Merlot 2018 D.O. Vale dos Vinhedos. Ele homenageia os fundadores da vinícola. Gioia quer dizer alegria em italiano. É o primeiro vinho nobre da Aurora, ele tem 15 graus de álcool (algo que não é comum em vinhos da região). Eu amei todos. Nem sei escolher qual gostei mais. São todos produtos top de linha, com qualidade excelente e bem marcantes. Todos estão à venda também na loja.

Produtos da degustação Super Premium da Aurora. Foto: Kelly Pelisser

A Aurora é uma cooperativa de 90 anos que reúne 1,1 mil famílias associadas de 11 municípios da Serra gaúcha. Além de vinhos, espumantes e sucos, a marca também conta com azeite do Chile e da região de Andaluzia, na Espanha, e aceto balsâmico, importado de Módena, na Itália. Esses produtos também estão à venda na loja do Vale dos Vinhedos. Aliás, os preços de todos os itens são bem atrativos no varejo da Aurora, mais baratos do que em supermercados ou lojas especializadas.

A fachada da vinícola do Vale está moderna e é um ótimo ponto para fazer fotos, bem turistinha. Além da parada para abastecer a adega com vinhos a preços mais baixos, somado à experiência da degustação, a Aurora, certamente, deve se tornar ponto de parada obrigatório no Vale. Desde que inauguraram a reformulação dessa unidade, eu achei que seria mais do que necessário investir em algo turístico ali, já que o Vale dos Vinhedos atrai milhares de turistas todos os anos e a vinícola fica bem na beira da estrada e uma das primeiras a ser avistada ao entrar na rota turística. Com certeza, tem potencial para, no futuro, oferecer novas experiências a turistas ali na vinícola. Vale a visita.


AURORA UNIDADE VALE DOS VINHEDOS        


Loja de Vinhos Vale dos Vinhedos                      
Onde fica: ERS-444, KM 14,748, nº 1575 (Vale dos Vinhedos), Bento Gonçalves (RS)                  
Horários: terças-feiras, das 10h às 18h, quartas-feiras a sábados, das 8h30min às 18h, e aos domingos, das 10h às 17h

Degustação: agendamento pelo (54) 3455.2095, e-mail turismo@vinicolaaurora.com.br, ou pelo WhatsApp (54) 9.9134.5916   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s