Brunch na Don Claudino, em Caxias do Sul (RS)

Fui conhecer o brunch oferecido na Don Claudino, em Caxias do Sul (RS), na Serra Gaúcha. Para quem não sabe, brunch é uma refeição no final da manhã que mistura itens de café da manhã e de almoço. É aquela coisa: um café realizado já tarde que espicha para a refeição do meio-dia. No Don Claudino, o brunch é servido a partir das 11h30min apenas sob reserva. É possível consultar a disponibilidade para qualquer dia da semana ou fins de semana.

A Don Claudino é uma casa de eventos, perto dos Pavilhões da Festa da Uva, com diversas salas para atender almoços ou jantares, festas de casamento ou formatura, aniversário e eventos corporativos. Além dos eventos, que seguem ocorrendo de acordo com os protocolos vigentes, a Don Claudino está oferecendo, sob reserva, brunch e café da tarde. Outro produto são távolas, tábuas com itens produzidos lá mesmo, com opções diversas (uma é para café da manhã, outra para fondue, há ainda uma com itens de confeitaria) para levar para casa ou dar de presente. Além disso, também há disponibilidade de alimentos congelados para serem preparadas refeições em casa.

O cardápio do brunch pode variar, mas basicamente contém entradinhas, prato principal e sobremesa. Os itens normalmente são: tábua de frios, frutas e flores, focaccia, mini pães, salgados, quiche, brusqueta, patês, geleias, salada, massa ou risoto, bolos, café e chá. O pessoal da Don Claudino lhe manda os itens disponíveis e você pode montar de acordo com seu gosto. O brunch é servido apenas para pequenos grupos. O valor depende dos itens escolhidos mas parte de R$ 90 por pessoa. Para beber, há opções de água, refrigerante, suco de uva, vinhos e espumantes.

O brunch é totalmente servido na mesa. A Don Claudino conta com várias salas – o meu foi servido na Sala Pitangueira, que é a minha preferida lá. A sala é fechada, mas tem uma pitangueira no meio! Coisa mais linda! E é totalmente cercada por vidro que permite ver o jardim e o espaço onde fica a horta com temperos. Aliás, as flores e ramos que decoram a mesa vem da própria horta deles! Uma graça! O meu brunch começou com pãezinhos quentinhos e macios, acompanhado de três patês e duas geleias feitas lá mesmo! Mais uma mini tábuas com frios, queijos, uvas e flores comestíveis, focaccia fofinha, quiche e um salgado com damasco! Eu amei que tudo chegou macio, quentinho e crocante! Recém-feito mesmo! Depois, veio a salada, de folhas, com queijo e tomate. O prato principal foi um macarrão ao funghi delicioso e o melhor bife à parmeggiana que já comi na vida! Derretia na boca! Por fim, veio o café e uma perfeição de sobremesa: um bolo de chocolate com caramelo salgado e chantilly cítrico! Meu Deus! Comi muito e muito bem! Ah, se quiser, dá para repetir qualquer coisa! Mas, para mim, como foram diversas etapas do menu, estava mais do que suficiente uma porção de cada!

O grande diferencial da Don Claudino, certamente, é que tudo é feito lá, então, tudo é fresquinho, quentinho e macio! De comer rezando! Vale demais a experiência do brunch seja para uma pequena comemoração em família, seja para ter um café/almoço diferente. Como funciona apenas sob reserva, é provável que vocês estejam sozinhos no ambiente do brunch, atendidos gentilmente por um garçom. É uma opção certeira para se mimar com o melhor da gastronomia da Serra gaúcha numa experiência diferente.

Fotos: Kelly Pelisser

Don Claudino

Onde fica: Rua Padre Alberto Luiz Lamonatto, 1127, Caxias do Sul (RS)

Reservas: (54) 99173.7838

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s