Villa Itália Museu e Cantina, em Gramado (RS)

Foto: Kelly Pelisser

Que tal fazer um passeio bem diferente em Gramado, na Serra Gaúcha, para fugir do fervo do Centro e conhecer onde a cidade começou? Essa é a proposta da Villa Itália Museu e Cantina, um empreendimento que foi inaugurado em maio de 2020 na localidade de Linha Nova, considerada o Marco Zero de Gramado, por ter sido o ponto que recebeu os primeiros imigrantes italianos que se instalaram em 1904. Do Centro da cidade até lá, são cerca de 13 quilômetros, uns 20 minutos de carro, perto do Olivas de Gramado (o último trecho é de estrada de chão).

Eu fiz esse vídeo abaixo para mostrar um pouco mais do Villa Itália em Gramado.

Foto: Kelly Pelisser
Foto: Kelly Pelisser

A casa atende aos finais de semana e feriados com almoço no sistema de rodízio de massas e risotos. No cardápio estão, de entrada, pão colonial, manteiga e cubos de queijo, seguido de salada de folhas e tomate seco. Os garçons passam com as massas e risotos nas mesas, oferecendo: spaghetti quatro queijos com iscas de filé, talharim ao pesto; spaghetti ao molho de ervas finais; tortéi de maçã e canela ao sugo de manjericão, tortéi de linguiça ao molho zingara, risoto de filé, risoto de ossobuco e risoto de frango. Você pode repetir quantas vezes quiser. De sobremesa, você pede e te trazem na mesa sorvete de baunilha ou de morango. Há também uma mesa com bolos diversos, como chocolate, limão e cenoura, além de café e chá. O valor por pessoa é de R$ 87. Crianças de até cinco anos não pagam e crianças de seis a 11 anos pagam metade do valor.

Foto: Kelly Pelisser
Foto: Kelly Pelisser

Já na chegada, você é recebido pelo gaiteiro Luiz com músicas italianas e gaúchas. O almoço pode ser aproveitado no interior da casa, que é toda decorada com objetos antigos e informações sobre o início de Gramado e a instalação dos primeiros imigrantes na localidade. Há também mesas externas para almoçar ao ar livre. As crianças podem brincar numa área kids interna e outra externa. O espaço é pet friendly e aceita bichos de estimação.

Foto: Kelly Pelisser

Mas o grande diferencial está no entorno, na natureza. É um lugar para relaxar, ouvir passarinhos e esquecer do trânsito do Centro de Gramado. Numa área mais alta, fica um um jardim com mesas, bancos e ombrelones para aproveitar o bolo e o chá ou para pedir um vinho da carta do restaurante. Em breve, a ideia é ter um cardápio com aperitivos e transformar o lugar num verdadeiro wine garden para aproveitar o espaço por mais tempo pela tardes. Por ali também dá para caminhar e ver cavalos da vizinhança e uma construção abandonada em pedra. E, descendo, ao lado do estacionamento, uma pequena estrada de cascalho e terra, por uns 200 metros, se chega a um pequeno riacho e cascata (de uns dois metros de altura). O lugar é lindo realmente!

Foto: Kelly Pelisser

No futuro, a ideia é ter mais atrativos na vila italiana para que os visitantes possam prolongar o passeio. Por enquanto, o que dá para fazer, é se hospedar ali ao lado, onde hoje fica um residencial com aluguel de cabanas. E cerca de 1 km à frente, dá para visitar o Olivas de Gramado, uma outra atração nova, com plantio de oliveiras e que oferece uma linda paisagem para curtir o pôr do sol. Também é possível alugar o espaço do Villa Itália pra eventos particulares ou de empresas.

O atendimento gentil e a natureza deslumbrante do entorno, certamente, fazem a visita ao berço de Gramado valerem a pena.

Villa Itália Museu e Cantina

Onde fica: Rua Vereador José Alexandre Benetti, 350, Linha Nova (interior de Gramado, distante cerca de 13 quilômetros do Centro em direção ao Olivas), Gramado, RS

Horários: almoço aos sábados e domingos, das 11h30min às 14h30min, mas é possível ficar aproveitando o café e o bolo e os jardins até 16h30min nesses dias

Reservas: (54) 99670.8833 (WhatsApp)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s