Osteria del Torchio, em Caxias do Sul (RS)

Vinícola tem paisagem linda em meio à natureza. Foto: Kelly Pelisser

Imagine um lugar com uma paisagem linda, com morros e natureza, onde é servida pizza assada no forno à lenha e ainda tem uma vinícola do lado! Essa é a Osteria del Torchio, junto à vinícola Don Severino, na 4ª Légua, interior de Caxias do Sul (RS). O espaço funciona no porão da casa dos proprietários, bem ao estilo osteria. Atende sempre aos sábados, a partir das 19h, mas é preciso reservar antes. Durante a semana, também pode funcionar qualquer dia, mas aí só com agendamento e para, no mínimo, um grupo de 10 pessoas.

Além das pizzas, dá para provar os vinhos e espumantes da vinícola Don Severino. Foto: Kelly Pelisser

Para chegar, um dos jeitos mais fáceis de acesso é vindo pelo bairro de Galópolis. Ao seguir pela estrada municipal em direção à 4ª Légua, é preciso acessar uma estrada de chão à esquerda, junto a um capitel que indica a localidade de Vitoretto. Aí, tem mais uns dois quilômetros de estrada de chão. Ah, saindo de Caxias, dá uns 15 quilômetros do Centro.

Logo na chegada, a paisagem já encanta. Se puder ir para ver o por do sol por lá, melhor. A vista da vinícola e osteria dá para morros (o sol se põe no lado contrário, mas, mesmo assim, o espetáculo é bonito). A osteria é simples, decorada com objetos de família, e abriga até 40 pessoas.

A osteria fica no porão da casa dos proprietários. Foto: Kelly Pelisser

No sábado, dia em que está sempre aberta, funciona no sistema à la carte. Cada pizza custa R$ 60 e serve duas pessoas (ou até três, dependendo da fome). Se for um grupo de 10 pessoas ou mais (então, reservas podem ser feitas para qualquer dia da semana), é possível servir no sistema de rodízio, por R$ 45 por pessoa. A pizza tem massa de fermentação longa, de 24 horas, feita com farinha italiana, é daquelas bem fininhas (tipo pizza da Itália mesmo). O cardápio do à la carte tem mais de 20 sabores, incluindo salgadas e doces. Vários deles são sazonais, já que privilegiam ingredientes locais e nem todos estão à disposição o ano inteiro. Aliás, alguns dos ingredientes vem da propriedade mesmo.

Essa é a pizza de banana com canela. Foto: Kelly Pelisser

Fui conhecer a osteria junto com um grupo de mulheres super divertidas que se chama Grupo das Jackie’s (porque todas elas se chama Jaqueline! O grupo tem 28 mulheres com o mesmo nome que se reúnem periodicamente para celebrar a amizade!). A proposta foi harmonizar as pizzas com os vinhos da vinícola Don Severino. Esse serviço de harmonização foi feita pela Dolcetto, empresa que proporciona cursos, degustação e outros serviços para descomplicar o vinho. Já que era um grupo, fomos no sistema rodízio. Foram servidos 13 sabores de pizza: marguerita, lombo canadense com abacaxi, brócolis com lâminas de amêndoas, tomate seco com rúcula, romana, parma com figo, picanha uruguaia com alho, angus com palha, cinco queijos, galo caipira com catupiry, banana com canela, morango moreno e branco com nozes. Para harmonização, foi apresentada a seguinte sequência de vinhos: branco lorena, rosé de uva isabel, cabernet sauvignon e um espumante moscatel. Gostei de todos os vinhos, mas destaco, especialmente, o lorena e o rosé de isabel, que são variedades comuns de uva, mas proporcionam vinhos bem interessantes e levinhos. As pizzas são muito, muito maravilhosas! Massa bem sequinha e cobertura feita no capricho!

Pizzas são assadas no forno à lenha. Foto: Kelly Pelisser

 

Eu amei tudo: a paisagem (se puderem, vão ainda com luz com sol para fazer ótimas fotos), a pizza estilo italiano e os vinhos, além do atendimento super cordial. É um passeio que vale à pena numa região de Caxias ainda pouco explorada tanto por moradores quanto por turistas. Inclusive, a vinícola também oferece roteiros turísticos, sob agendamento, para caminhar ou ir de trator conhecer o entorno. Fiquei com vontade de voltar para fazer esses passeios e também para ver o sol se por, junto com pizza e vinho.

 

 

Osteria Del Torchio

Onde fica: capela São Vitor, Estrada Municipal São Vitor, 4ª Légua, bairro Galópolis, junto à Vinícola Don Severino, Caxias do Sul, RS

Horários: aberta aos sábados, a partir das 19h, mas é preciso fazer reserva. Durante a semana, atende apenas sob agendamento, para grupos de, no mínimo, 10 pessoas. Reservas pelo WhatsApp: (54) 99901.2012 ou pelo (54) 3054.0732.

Mais: Facebook da Osteria del Torchio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s