Clareamento dental a laser no Instituto Novva, em Caxias do Sul (RS)

O meu antes e o depois do clareamento dental

Há tempos que eu queria fazer clareamento dental. Até já tinha ido atrás de ver preços, mas nunca efetivamente me animei a fazer. Aí, no início do ano, conheci o pessoal do Instituto Novva, de Caxias do Sul (RS), uma clínica super bacana, na região do Shopping Iguatemi, especializada em odontologia estética, incluindo procedimentos faciais. O atendimento é super prestativo, te explicam tudinho e tiram todas as suas dúvidas. O clareamento dental que eles fazem é a laser. Já adianto que fiquei bem satisfeita com o resultado. A diferença é grande para minhas fotos de alguns anos e de hoje, depois do clareamento. A clínica também oferece lentes de contato dentais (que agora estão super na moda, badaladas entre artistas), que são ‘casquinhas’ muito finas, produzidas a partir de um programa de computador que escaneia sua arcada dentada. As lentes, que são feitas para corrigir imperfeições e já são bem branquinhas, são coladas nos dentes e duram para o resto da vida. Elas são feitas na própria clínica. O Instituto Novva também tem um sistema de aparelhos ortodônticos para serem usados em tempo menor do que os convencionais (cerca de 11 meses de tratamento), além de bichectomia (outro procedimento super em voga, que retira a gordura das bochechas para afinar o rosto), redução de papada, fios de sustentação para conter a flacidez facial e aplicação de botox, entre outros procedimentos. Eles também dão cursos para dentistas e tem, em parceria com a Milletour, pacotes para turismo odontológico no Serra (a pessoa vem passear e aproveita e faz um tratamento ou um curso. Legal, né?).

Mas, vamos ao que interessa, o clareamento. Primeiro, você faz uma avaliação, já que existem vários tipos de dente e, dependendo do seu, não vai ficar suuuuper branco ou pode levar mais sessões para concluir o tratamento. Mas o Marco Aurélio Correa, que é o dentista super querido de lá, te dá a real sobre isso. Normalmente, são de três a cinco sessões. Eu fiz cinco. As primeiras três foram em sequência, numa mesma semana, com um dia de intervalo cada. Marquei uma na segunda, outra na quarta e a última na sexta. No intervalo desses dias, o Marco me deu uma moldeira descartável com clareador para usar em casa por uma hora e meia. Já na primeira sessão do laser, você começa a perceber a diferença. Um mês depois, mais ou menos, fiz uma quarta sessão. Nova avaliação uns vinte dias depois e fiz a minha quinta e última sessão. O Marco também me forneceu, como meu dente não era tão fácil assim de clarear, um pouco do produto para misturar em enxaguante bucal em casa para fazer um reforço. De quando comecei até o fim do processo, foram uns dois meses, com esse intervalo de tempo entre as sessões.

Cada sessão dura, em média, uma hora. O dentista coloca um protetor labial e um separador para os dentes. Primeiro, passa um líquido para limpeza. Então, coloca um gel nas gengivas, que endurece, e protege a região. O produto que vai clarear é aplicado nos dentes. Depois, o laser entra em ação. São duas luzes, na verdade, uma vermelha, para reduzir a sensibilidade e outra azul para melhorar a permeabilização e acelerar o processo todo.  Atenção: o que clareia não é o laser, mas, sim o produto que é passado no dente, o peróxido de hidrogênio. Nessas aplicações em consultório, ele tem uma concentração de 35%. É o mesmo produto utilizado em clareamentos caseiros com moldeiras, mas, nesse caso, está numa concentração bem menor, de 6% a 10%. O peróxido de hidrogênio não é abrasivo. O que ele faz é entrar nos canalículos do dente e limpar a pigmentação escura ali, que se acumulou com o passar dos anos. A idade, alimentos e bebidas escuras, como café, e também cigarro são alguns dos itens que escurecem os dentes. O clareamento nada mais é que um processo químico, que ‘expulsa’ essa cor escura acumulada no interior do dente. A vantagem do clareamento a laser é que ele é mais rápido (a luz só acelera o processo), feito em menos sessões. O clareamento caseiro costuma durar um mês, sendo realizado diariamente.

O clareamento a laser não deixa o dente poroso, nem mais sensível a longo prazo. É importante dizer que algumas pessoas sentem dor ou ficam com os dentes mais sensíveis durante o processo de clareamento. Mas, assim que for finalizado, isso tudo passa. Eu não senti dor durante o procedimento, mas eu tenho uma boa resistência à dor sempre. Apenas, na primeira semana, com três sessões seguidas, “queimou minha gengiva”. Ela ficou meio assada, mas, com os dias, isso foi melhorando. Também me parecia, por alguns dias, que os dentes estavam com um aspecto como se tivessem sido lixados. Nas outras duas vezes, feitas individualmente, isso não ocorreu, mas fiquei com uma sensação estranha nos dentes por um dia inteiro, como se tivesse algo causando um arrepio neles.

Fora isso, outra parte bem ruim é que não se pode comer nem beber nada escuro ou que solte cor durante o tratamento até uns dois dias depois de finalizado. Isso limita muito o que se pode comer, já que (nunca tinha reparado antes) há muitas opções escuras ou bem coloridas, especialmente em restaurantes. Estão proibidos tomar café ou chá, beber refrigerantes à base de cola, comer chocolate, beterraba, cenoura, alimentos com molho de tomate, açaí, entre outras coisas. O que eu mais comia no almoço era arroz branco e frango, acompanhado de salada verde temperada só com azeite. E parece que, se você não pode comer, aí, sim, é que dá mais vontade de alimentos escuros. Hehe.

O custo do clareamento é de R$ 1 mil, independente de quantas sessões forem, esse é o preço total do tratamento. E quanto tempo dura? O efeito dura por um ano e meio a dois anos. Depois desse período, o ideal seria fazer uma sessão de reforço. Agora, se ficar anos e anos sem fazer, teria que fazer todo o tratamento de novo para conseguir bons resultados.

Como falei lá no início, estou bem satisfeita com o processo. Estava olhando fotos minhas antigas e a diferença para as novas é muito grande mesmo. É chatinho para fazer, mas o resultado vale demais a pena.

 

Instituto Novva

Onde: Rua Guerino Sanvitto, 439, Sala 200, bairro Sanvitto (perto da Escola Caminho do Saber), Caxias do Sul, RS

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 18h30min

Mais: site, Facebook e Instagram

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s