Ibravin estima que não deverá faltar suco de uva até o final do ano

Foto: Ale Ruaro, divulgação

Suco não deve faltar. Foto: Ale Ruaro, divulgação

A gente já tinha falado aqui no blog de uma estimativa do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) que poderia faltar suco de uva no fim deste ano ou no início do próximo, em função da quebra da safra por causa do clima. Pois um levantamento do instituto, baseado em dados de anos anteriores e em estimativas de projeção para os próximos meses, aponta que, até o fim de 2016, não deverá faltar a bebida nos estoques do setor. Isso porque a quebra de 57% na safra de uva deste ano, que aumentou o custo da matéria-prima, aliada à elevação dos insumos e ao aumento da tributação, impulsionou o preço do produto e, por consequência, ocasionou o recuo nas vendas. Assim, se a procura se mantiver como nos seis primeiros meses do ano, a demanda será atendida. E dezembro se encerrará com saldo positivo de mais de 11 milhões de litros.

O segundo semestre deste ano começou com um estoque de 67 milhões de litros de suco de uva. Isso representa 3,5 milhões a mais do que foi comercializado de agosto a dezembro de 2015. A estimativa do Ibravin é que 55,7 milhões de litros poderão ser vendidos até dezembro.

A venda de suco de uva vinha crescendo em média 25% ao ano, mas, em 2016, isso não se repetiu. A retração da economia, a redução do poder aquisitivo das famílias e o aumento do custo de produção contribuíram para a queda na comercialização. Em 2017, a expectativa do Ibravin é que a safra seja normal e que o mercado seja normalizado. Porém, conversando com alguns proprietários de pequenas vinícolas, eles me estimaram que, pode, sim, faltar suco no empreendimento deles. Ou seja, se você gosta de uma marca específica, pode não contar com ela até o fim do ano, mas, no mercado como um todo, não irá faltar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s