
Avaliação reúne amostras mais significativas da produção brasileira. Foto: Jeferson Soldi, divulgação
A maior avaliação de vinhos do país ocorre neste sábado, dia 24, em Bento Gonçalves. A 24ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2016 reunirá 850 participantes entre especialistas, enófilos e jornalistas do Brasil e do exterior. Eu já foi em outros anos e digo: é realmente muita gente! E só não é maior por questão de espaço, as vagas são limitadas. O público pode provar, em primeira mão, as amostras mais significativas da safra deste ano. Claro que muitos dos produtos ainda não estão prontos para o consumidor final, mas, se pode ter uma ideia bem clara de como serão os produtos daquele ano, porque cada safra tem as suas particularidades. Deste ano, o que já adiantei com a diretoria da Associação Brasileira de Enologia (ABE), que promove o evento, é que a grande quebra na produção de uvas em função do clima ocasionou a redução da produção (inclusive das amostras inscritas em relação ao ano passado) mas não prejudicou a qualidade.
Às cegas, serão degustadas e comentadas 16 amostras selecionadas entre as 30% mais representativas das 241 inscritas por vinícolas de cinco estados brasileiros. O evento ocorre a partir das 9h deste sábado, no Pavilhão E do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Todos os participantes degustam as amostras. E há um painel com 16 pessoas que tecem comentários. Um deles é sorteado entre o público, além de 15 convidados pela ABE, entre eles o Enólogo do Ano 2015, Christian Bernardi, e o ator Thiago Rodrigues, que gosta de vinhos e já gravou o piloto de um programa para TV fechada sobre o tema na Serra. Os participantes também poderão validar suas avaliações por meio de um sistema totalmente digital. Desse modo, a mediana do público será conhecida durante as degustações, ampliando a participação dos apreciadores de vinho.

Avaliação Nacional de Vinho reúne 850 pessoas de vários países. Foto: Jeferson Soldi, divulgação
O caminho até esse dia da Avaliação é longo. Nesta edição, 15 profissionais estiveram envolvidos na coleta das amostras, realizada de 18 de julho a 3 de agosto sob a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. As equipes foram até 46 vinícolas localizadas na Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo e recolheram nove garrafas de cada amostra inscrita na Avaliação, totalizando 2.169 exemplares sem rótulo ou marca que identificasse a empresa participante. Esse sigilo é mantido durante as degustações pelo público, que só conhecerá o nome e a origem dos vinhos ao final do evento.
No evento, também há a entrega do troféu Vitis, que homenageia pessoas ligadas à promoção do vinho brasileiro. São duas categorias: Destaque Enológico e Amigo do Vinho.
COMENTARISTAS
- Aldemir Dadalt – sommelier e empresário (Brasil)
- Baudouin Havaux – jornalista (Bélgica)
- Christian Bernardi – Enólogo do Ano 2015 (Brasil)
- Cristián Aliaga – enólogo (Chile)
- Diego Arrebola – sommelier (Brasil)
- Guilherme Velloso – jornalista (Brasil)
- Juan Carlos Rincón – jornalista (Reino Unido)
- Liana Sabo – jornalista (Brasil)
- Marcelo Copello – jornalista (Brasil)
- Pascal Marty – enólogo (França)
- Petrus Elesbão – organizador Vinum Brasilis (Brasil)
- Rebecca Murphy – jornalista (USA)
- Stavroula Liapi – enóloga (Grécia)
- Thiago Rodrigues – ator (Brasil)
- Túlio Dek – músico (Brasil)