Minha experiência de um mês com o pilates na Integrar Pilates e Saúde, em Caxias do Sul

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Para quem me conhece ou já leu meu perfil aqui no blog, sabe que eu sou fã de atividade física. Faço natação há mais de 10 anos e também pratico musculação. E gosto de experimentar coisas novas. Sempre acho que devemos encontrar um equilíbrio para tudo na vida. É possível provar pratos diferentes, eventualmente, mas também, claro, devemos ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos. A Bruna Zanoni Bossle, que é fisioterapeuta, me convidou a conhecer a Integrar Pilates e Saúde, espaço que foi inaugurado há cerca de dois meses na Rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul, quase esquina com a Borges de Medeiros, bem no Centro. Além de pilates, o lugar também é uma espécie de centro de beleza e saúde, com dermato funcional e nutricionista.

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

O pilates trabalha o condicionamento físico, melhora a força, a resistência, a flexibilidade, a coordenação, a concentração e a mobilidade. Reeduca e melhora a postura. Diminui dores em geral e reabilita lesões. Qualquer pessoa pode fazer, mesmo quem tiver feito uma cirurgia na coluna, por exemplo. Porque os exercícios são adaptados para o propósito de cada um e as características pessoais. Muitas pessoais procuram porque sentem dores, especialmente nas costas. Outros, porque querem praticar um exercício físico, mas não gostam de academia. Outros ainda por questões estéticas. É possível ficar definido com o pilates, durinho, mas, claro, como não tem peso, não ajuda a ganhar massa muscular, só a ficar firme.

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Eu nunca tinha feito pilates na vida, mas sempre tive curiosidade. Como não tenho lesão e já tenho condicionamento de outras atividades, o trabalho foi pesado! Hehe. Mas, claro, porque eu tenho condições para isso. Não imaginava que o pilates fosse só alongamento, mas também não achava que podia ser tão puxado. E é! Mesmo não tendo pesos, como na academia, é preciso muita força para desenvolver alguns dos exercícios, mesmo que usando apenas o peso do seu corpo. Diferente da academia, você só faz uma série de cada tipo de exercício (no meu caso, normalmente, oito ou 10 repetições). Mesmo assim, cansa! Alguns são feitos em aparelhos e outros no solo. Aliás, bem mais mulheres do que homens fazem pilates. Acredito que porque eles pensem que é algo tranquilo demais. Mas, ó, pode ser muito hard (depende de cada pessoa).

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Eu aí fazendo pilates. Foto: Bruna Zanoni Bossle, divulgação

Fiz um mês de aulas, uma vez por semana. Como era uma espécie de reforço, aliada à natação e academia, já senti meu corpo mais firme, sim, mesmo com tão poucas sessões. Mas, claro, se você só fizer pilates e uma vez por semana, vai demorar mais para sentir alguma diferença. Mas, você sentirá, sim, com o tempo. A consciência corporal é bem maior do que na musculação. E a postura melhora. Gostei muito mesmo de fazer. Também experimentei na Integrar uma sessão de drenagem linfática, que é uma massagem bem leve para estimular o sistema linfático e fazer a gente ficar menos inchada.

Para fazer pilates uma vez por semana na Integrar, os preços partem de R$ 180, em planos. Dá para fazer de segunda a sexta, das 7h às 20h. Se você estiver em dúvida se pilates é para você ou não, pode fazer uma aula teste. Além dessa modalidade, a Integrar conta com fisioterapia dermato funcional, todos os dias, nutricionista, nas terças e quartas das 13h às 20h, e ainda tem um grupo de emagrecimento com nutricionista, psicóloga e pilates nas quartas às 18h. O lugar tem vestiário e um espaço kids, com uma mesinha e brinquedos.

 

Integrar Pilates e Saúde

Onde: Rua Bento Gonçalves, 1615 (entre a Marquês do Herval e a Borges de Medeiros, perto da RBSTV), Caxias do Sul, RS

Horários: de segunda a sexta, das 7h às 20h.

Mais: Facebook

Telefone: (54) 3534.7407 ou (54) 9604.1618

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s