
O restaurante serve comida típica do Tirol todos os dias. Foto: Kelly Pelisser
O restaurante Pignatella nasceu a partir da necessidade de o roteiro turístico de Faria Lemos, Tuiuty e Vale dos Antas, em Bento Gonçalves, oferecer um local para os turistas almoçarem. Assim, há sete anos, o espaço que oferece comida típico do Tirol, região que abrange um pedaço da Itália e uma parte da Áustria, foi aberto. O restaurante fica nas proximidades da vinícola Salton, em Tuiuty. Abre todos os dias para almoço, e nas sextas e sábado, também à noite para janta. Oferece ainda café da manhã ou da tarde, sob reserva.

Sequência começa com essa sopa de canederli, bolinhas de pão com salame fresco e salsa. Foto: Kelly Pelisser
O cardápio é uma sequência fixa. Os pratos ou os temperos, ao menos, são diferentes daqueles que você costuma ver em restaurantes italianos no Brasil. Começando pela sopa, que é de canederli. São bolinhas de pão com salame fresco e salsa. O menu foi montado com a colaboração de um amigo da família que estava no Tirol, com adaptações para a culinária brasileira. A escolha dessa parte da Itália se deve ao fato de que muitos dos imigrantes que colonizaram aquele distrito de Bento vieram de lá.

Pratos são servidos na mesa em tigelas: salada, nhoque e costelinha de porco. Foto: Kely Pelisser
O menu tem salada com folhas verdes, tomate, cenoura e pimentão. O arroz servido no restaurante leva espumante. O nhoque tem tomate na massa e leva molho de creme queijo fontinha. A costelinha de porco é regada ao molho de vinho. O contrafilé também é marinado ao vinho tinto e ervas, e vem acompanhado de uma uma salada de batata lessa ao molho de creme de leite, maçã e crem (aquela raiz amarga que os descendentes de italianos ralam para colocar em pratos como sopa). Os cialsons são raviólis que levam ingredientes pouco comuns, mas que não vou contar, porque, no restaurante, eles convidam os clientes a tentar acertar quais são (só uma dica: não é nada que você imagine fácil para raviólis). De sobremesa, pudim de leite com calda de cana de açúcar e um pedaço de torta tirolesa. Os pratos são servidos em tigelas na mesa para que o cliente pegue à vontade. Apenas a sobremesa já vem em pratos individuais. O preço é R$ 65 por pessoa, mais 10% de taxa de serviço, fora a bebida.

Contrafilé e salada de batata lessa ao molho de creme de leite, maçã e crem. Foto: Kelly Pelisser

Sobremesa com pudim ao molho de caldo de cana e torta tirolesa. Foto: Kelly Pelisser
Restaurante Pignatella
Onde: estrada principal do distrito de Tuiuty, nas proximidades da vinícola Salton, Bento Gonçalves, RS
Horários: De segunda a domingo, das 11h às 16h. Nas sextas e sábados, também à noite, a partir das 19h.