
Visitante pode degustar produtos de graça. Foto: Kelly Pelisser
A vinícola Salvador fica num prédio lindo, de 1911, bem na área central de Flores da Cunha. O lugar foi um moinho da família Mascarello e depois, ponto de vinificação da vinícola Rio-Grandense, proprietária da marca Granja União. Desde 1977, o prédio estava sem uso. Comprada no final dos anos 1990 pelo enólogo Antônio Salvador, que até então prestava consultoria a vinícolas, a propriedade foi restaurada para abrigar o sonho da família.
A primeira safra de vinhos rotulados com a marca Salvador é de 2008. Em safras normais, são produzidos 220 mil litros de vinho. Os vinhedos são de produtores terceirizados, de Flores da Cunha, Nova Pádua e Caxias do Sul. A produção é destinada metade para vinhos finos e metade para vinhos de mesa. O espumante é charmat, mas no próximo ano, a vinícola também deve contar a bebida produzida pelo método tradicional.

Prédio de 1911 foi restaurado para abrigar a vinícola. Foto: Kelly Pelisser
No Rio Grande do Sul, a maior venda é no próprio varejo da vinícola, que abre todos os dias, inclusive em domingos e feriados, para visitação e degustação gratuitas. A família vende também para Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Brasília e Bahia. O atendimento é feito pelos proprietários, pelo Antônio, a mulher o filho Daniel, o que torna a visita ainda mais interessante. A vinícola também tem um espaço lindo para eventos num mezanino, que recentemente ganhou uma lareira. Detalhe: em festas no local, só é permitido o consumo de vinhos da casa, a não ser de bebidas não alcoólicas.

Visita é guiada pela própria família. Foto: Kelly Pelisser
Vinícola Salvador
Onde: Rua Julio de Castilhos, 1880, Centro, Flores da Cunha, RS
Horários: visitação e varejo, de segunda à sábado, das 9h às 11h50min e das 13h30min às 17h50min, e domingos, das 9h às 11h50min.