
Esse é um dos cenários do Piccolo Piacere na vinícola. Foto: Kelly Pelisser
A Dal Pizzol é uma vinícola no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, que produz vinhos bem interessantes sem uso de madeira (nenhum produto matura em barricas de carvalho). A área para visitação é linda, feita para turistas. Não se visita nem a vinícola, nem vinhedos. No espaço, há muita natureza, um lago e animais (como gansos, pavões e cisnes negros). Na área fica o museu do vinho, uma sala com garrafas antigas, tanto internacionais quanto nacionais e da própria vinícola. Ao lado, funciona o varejo, onde é possível degustar e comprar os produtos.

Antônio Dal Pizzol mostra o vinhedo do mundo. Foto: Kelly Pelisser
Outro lugar muito interessante é o vinhedo do mundo, com 420 variedades de videiras de 30 países. Essa é uma das três experiências no mundo nesse sentido, as outras ficam na Itália e França. A uva desses parreirais é colhida para fazer o vinho do mundo. Na última safra, foram utilizadas 165 variedades, tanto brancas quanto tintas, para produzir um vinho comemorativo, que não é vendido. Em cada ano, são entre 500 e 600 garrafas.
Na área da vinícola fica também um restaurante, que só atende eventos sob reserva para, no mínimo, 20 pessoas. Os vinhedos são terceirizados há cerca de uma década e se encontram em Bagé, André da Rocha e São Jorge.

O Piccolo Piacere, piquenique sob agendamento na Dal Pizzol. Foto: Kelly Pelisser
Aproveitando a área muito bonita, a Dal Pizzol oferece agora um piquenique ao ar livre chamado Piccolo Piacere. É necessário agendar com antecedência. É montado um espaço com almofadas e toalha para receber uma caixa de madeira onde estão queijos, salame, copa, nozes, castanhas, damascos e grissinis, antepasto, requeijão e chimia de uva, mais uma garrafa de vinho à escolha dos clientes. Se houver crianças, tem também um suco de uva. Para um casal, sai por R$ 150. Participei de um dos piqueniques com um grupo de jornalistas e o diretor-presidente da vinícola, Antônio Dal Pizzol. Ele é uma figuraça e nos contou um pouco dos 42 anos de história da Dal Pizzol, que nasceu por iniciativa do pai dele, que era produtor em Faria Lemos. Do Piccolo Piacere, posso dizer que tudo estava ótimo! O dia era bem frio, mas, mesmo assim, foi muito bacana sentar em meio à natureza e apreciar aperitivos e um bom vinho.
Vinícola Dal Pizzol
Onde: RS-431, Km 5,3, distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves, RS
Horários: de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das min às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min.