
Café da Velha e torta de palha italiana. Foto: Kelly Pelisser
O frio de 11°C da rua parecia menos, na verdade. Mas, lá dentro, o ambiente era aquecido. Procurei uma mesa vazia e me acomodei. Percebi que ele observava logo ao lado. Dostoiévski. Um passar de olhos e Umberto Eco também estava ali. Como os mortos podem observar? Das suas obras em papel, que os eternizam. Porque no café da livraria Do Arco da Velha, em Caxias do Sul, as mesinhas ficam bem no meio das prateleiras repletas de livros. Assim, você toma um expresso com Dostoiévski ou Eco ali do lado, te espiando.

Mesinhas e balcão do café ficam em meio a prateleiras de livros. Foto: Kelly Pelisser
O cardápio, que lembra um livro velho de capa dura, traz as opções: chocolate quente, cafés quentes e gelados, quiches, tortas salgadas e doces, torradas, sanduíches, pão de queijo, cervejas e vinhos. Uma música ambiente fica bem baixinha para não atrapalhar as conversas nas mesas ou a escolha de livros nas prateleiras. Tem mesinhas numa sacada fechada também, um pouco mais reservadas.
Escolhi o Café da Velha, que leva cappuccino, licor de nozes e chantilly. Esse custa R$ 10. Para o meu gosto, achei um pouco doce demais. Para acompanhar, não resisti a um pedaço de torta de palha italiana, que estava maravilhosa. As tortas saem por R$ 8 o pedaço. Só vi depois, mas tem uma torta que ostenta o nome da casa. A Torta da Velha leva chocolate meio amargo, passas, nozes e biscoito ao rum.

Como não adorar esse lugar? Foto: Kelly Pelisse
Muito mais do que o cardápio, o ambiente, onde os livros novos e usados são muito mais do que decoração, dá todo o charme desse café, que costuma reunir (não só, mas também) intelectuais nas mesinhas. Afinal, gastronomia e jogar conversa fora igualmente são formas de cultura.
Do Arco da Velha
Onde: Rua Dr. Montaury, 1570, (perto da esquina com a Rua Os 18 do Forte), Caxias do Sul (RS)
Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 20h30min, e aos sábados, das 10h às 19h30min.