Primeiros vinhos da indicação geográfica Monte Belo do Sul chegam ao mercado

Taça de vinho tinto

Foto: pixabay.com, divulgação

Chegam ao mercado agora em junho os sete primeiros rótulos produzidos por três vinícolas com selo de indicação geográfica de Monte Belo do Sul. A região é uma das cinco já reconhecidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na Serra gaúcha. O selo atesta a qualidade do produto e dita um modo de fazer particular de cada região. Além de Monte Belo, Flores da Cunha, Pinto Bandeira e Farroupilha têm indicação geográfica para vinhos, e o Vale dos Vinhedos, tem a denominação de origem. Os primeiros vinhos de Monte Belo que chegam ao mercado com o selo são quatro tintos, das variedades merlot e tannat, dois brancos, riesling e chardonnay, e um espumante elaborado pelo método tradicional (com riesling itálico, pinot noir e chardonnay). Eles foram produzido pelas vinícolas Calza, Faé e Fantin.

A apresentação dos novos produtos será no dia 3 de junho, no Il Divino Café, para convidados. O público poderá conhecer os vinhos recém lançados na Feira Colonial, nos dias 3 e 4 de junho, uma sexta e um sábado, no salão paroquial de Monte Belo ou nas vinícolas produtoras. O município tem cerca de 2,7 mil habitantes e a maior produção de uvas finas per capita da América Latina, com 16 toneladas ao ano, em média. A busca da documentação e das informações para obtenção da indicação geográfica começou em 2004. Atualmente a Aprobelo, a associação que reúne as vinícolas do município, tem 11 empresas associadas, das quais três já produzem vinhos dentro das normas estabelecidas na indicação geográfica.

O selo deve dar impulso para a comercialização dos produtos das vinícolas do ex-distrito de Bento Gonçalves. Em comum, as empresas têm o fato de serem pequenas e familiares, tendo começado a produção com vinhos comuns e só nos últimos anos investido nos finos. Para quem não conhece, Monte Belo é uma graça e fica próximo ao Vale dos Vinhedos. Vale a pena a visita para conhecer o centrinho e o interior, e agora, os vinhos com os selos de indicação de procedência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s