Botequim 13 (junto ao Bar 13), em Caxias do Sul (RS)

Botequim 13 Caxias do Sul

Identidade visual do Botequim 13. Foto: Daniela Xu, divulgação

Um dos bares mais tradicionais de Caxias do Sul, o Bar 13, se reinventou com um novo espaço, o Botequim 13, inaugurado na sexta-feira passada. Com uma cara inspirada nos bares dos anos 1960, o lugar consegue ser, ao mesmo tempo, retrô e super moderno. Na prática, o Botequim 13 é a sala dos fundos do Bar 13, com alguns sofás e cadeiras altas, para almoço, das 11h às 15h, e happy hour, das 17h às 23h, de segunda a sexta-feira.

botequim 13

Novo espaço fica aos fundos do Bar 13. Foto: Daniela Xu, divulgação

O projeto é assinado pela arquiteta Jessica De Carli (que é neta dos fundadores do bar). Tem muito art decó, madeira, lustres antiguinhos e azulejos em branco e azul. Ficou lindo, lindo! Quem conhece os projetos da Jessica sabe como ela mistura o passado com o novo para formar ambientes super elegantes. O espaço tem capacidade para atender 30 pessoas sentadas. A ideia do empresário Valmor José Berzaghi, que está à frente do bar há 30 anos, foi aliar a tradição a inspirações contemporâneas, para servir de ponto de encontro de amigos, comemorações, lugar para um chopp gelado ou para um café. O Botequim tem também dois televisores para acompanhar jogos.

O cardápio, elaborado pelo chef Rodrigo Werner de Oliveira, oferece almoço executivo, lanches e petiscos. Tudo com uma cara bem brasileira. De meio-dia, entre as opções, feijoada, a la minuta, picadinho, saladas, sopas creme, e também pratos como filé mignon flambado com molho especial, arroz e batatas rusticas, salmão com cogumelos frescos, arroz e legumes no vapor, ou iscas de filé ao molho de gorgonzola, arroz e batatas rusticas. Para o happy hour, há porções (queijo coalho, anéis de cebola, bolinho de bacalhau, iscas de peixe à milanesa, pastéis de camarão, mini pizzas e coraçãozinho são algumas das variedades oferecidas), brusquetas, escondidinhos (de carne seca, bacalhau e camarão), pratos com mini sanduíches, tem sanduíches grandes (estilo aqueles de mercado público ou choripan), tábuas de frios, espetinhos, pães recheados, e outras sugestões do chef, como linguiça bock, caldinho de feijão e iscas de filé mignon flambadas com Jack Daniel’s.

Botequim 13

Projeto da arquiteta Jéssica de Carli tem destaque para madeira e azulejos. Foto: Daniela Xu, divulgação

A inauguração no dia 13 (melhor data, né) foi super concorrida, com chopp, caipirinha e petiscos, como bolinhos fritos, pasteizinhos e mini-hambúrgueres, para os convidados. E ainda teve uma roda de samba ótima com Demétrius Boêmio, de Porto Alegre.

Botequim 13 aperitivos

Comidinhas têm apelo brasileiro. Foto: Daniela Xu, divulgação

Acho que dispensa apresentações, mas, para quem não conhece, o Bar 13 é um bar super old-school, velha guarda mesmo, inaugurado em 1967, tradicional ponto de encontro de trabalhadores, frequentadores do Centro, políticos, jornalistas e amantes do futebol. Em época de campanha eleitoral, é sagrado o corpo-a-corpo no Bar 13. Diz que tem até uma superstição: “candidato que vier a Caxias em campanha e não visitar o Bar 13 corre o risco de não se eleger”. Já vi também político divulgar a agenda de campanha sem citar o nome do bar por causa do número ser o tradicional de um outro partido (embora que o nome não tenha nada a ver com isso. Foi escolhido para dar sorte). Mas, enfim, várias alianças partidárias certamente nasceram no Bar 13, que agora ganhou esse novo espaço para rejuvenescer, quase 50 anos depois da fundação. Vida longa ao bar que guarda parte da história de Caxias na também tradicional Avenida Julio de Castilhos.

 

Botequim 13

Onde: Avenida Júlio de Castilhos, 1.511 (junto ao Bar 13, quase na esquina com a Borges de Medeiros), Centro, Caxias do Sul (RS)

Horários: de segunda a sexta-feira, com almoço das 11h às 15h, e à noite com happy hour das 17h até as 23h.

Mais: site e Facebook

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s