A região de Pinto Bandeira tem vinícolas que produzem vinhos e espumantes maravilhosos. Os estabelecimentos ficam no interior (vindo de Bento Gonçalves, a partir do bairro Barracão, todas estão antes ainda de se chegar na área urbana de Pinto Bandeira). Há placas indicando os caminhos, mas é bom consultar nos sites ou ligar para as empresas perguntando mais informações de como chegar e horários de atendimento.

Vista da cascata a partir do Mirante Pousada Fornasier. Foto: Kelly Pelisser
Mirante da Pousada Fornasier
Numa curva da VRS-855, a estrada que liga Bento a Pinto Bandeira, está o restaurante e pousada Fornasier. A parada ali é obrigatória para você apreciar no mirante ao lado a Cascata dos Amores ao Fundo.

Vinícola Cave Geisse. Ah, essa aí é uma rolha de espumante antes de ser prensada pra entrar na garrafa. Foto: Kelly Pelisser
Cave Geisse
Vinícola do enólogo chileno Mario Geisse, que fez uma pesquisa detalhada para encontrar um lugar com o solo e o microclima perfeitos para produção de espumantes. Ele achou neste terreno na Linha Jansen (e nem é todo o terreno da vinícola, mas, sim, uma área específica, onde os vinhedos foram plantados e não serão ampliados, para se obter qualidade e não quantidade). Os produtos são maravilhosos e já ganharam vários concursos internacionais. Uma vez, encontrei um advogado londrino num voo entre São Paulo e Caxias do Sul. Ele me contou que era colecionador de arte e havia emprestado umas obras para uma Bienal de Poa. Na inauguração da exposição, provou um espumante que era tão bom quanto os melhores franceses que já tinha bebido. Quis saber de onde era. Era da Geisse. O advogado ficou tão encantado que quis conhecer Pinto Bandeira e acabou comprando um terreno por lá.
Dá para visitar a vinícola e provar alguns dos produtos. Ou agendar um passeio de 4×4 pelos vinhedos.
Mais: site

Vinícola Don Giovanni. Foto: Kelly Pelisser
Don Giovanni
Na área da vinícola, que produz vinhos, espumantes e brandy, há uma pousada super aconchegante e um restaurante. É possível visitar a área, caminhar pelos vinhedos, ou participar de uma degustação (cobrada). Os prédios cobertos de folhagens são encantadores.

Vinícola Valmarino. Foto: Kelly Pelisser
Valmarino
Pequena vinícola familiar, a Valmarino fica na Linha Jacinto Sul, próxima da área central de Pinto Bandeira. Numa casa antiga, funciona um varejo, onde é possível degustar os produtos, que têm um excelente custo-benefício. Os atendentes são super atenciosos para dar explicações. Entre os produtos da vinícola, algo raro nas vinícolas brasileiras: um espumante extra brut tinto. Outro item que eu amo deles são os espumantes, um nature e um extra brut, que passaram por barricas de carvalho, também algo especial. Outras particularidades são um vinho feito com a uva Sangiovese, não tão comum na região, e um vinho leve para tomar comendo sushi.
Mais: site e Facebook da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira