Costa da Lagoa, Florianópolis (SC)

costa da lagoa

Restaurantes com deck na Costa da Lagoa. Foto: Kelly Pelisser

Você está em Floripa e quer fugir da muvuca de turistas? Costa da Lagoa é o lugar perfeito! É uma vilinha de pescadores, numa área de preservação cultural e ambiental. Não dá para chegar de carro ou moto. As únicas opções são barco ou trilhas de quilômetros (e horas) no meio do mato. De barco, dá pra pegar na ponte da Lagoa da Conceição. Ali do ladinho da ponte, tem a venda de bilhetes. Custa R$ 15 a viagem de ida e volta. Você compra e pode usar em qualquer horário (o barco é ônibus para os moradores). São 45 minutos de viagem até a Costa da Lagoa. Desça na parada 16 ou 18, onde está concentra a maioria dos restaurantes.

Costa da Lagoa

Paisagens lindas ao longo da caminhada. Foto: Kelly Pelisser

O lugar é um sossego só. Logo após o ponto de descida do barco (é onde você vai pegá-lo na volta também, no sentido contrário), estão os restaurantes. Pode escolher qualquer um. Todos são ótimos e vendem pratos com pescados locais. Eu estava sozinha e eles fazem meia porção também. Escolhi um peixe com molho de camarões, que vem acompanhado de fritas, salada, arroz e pirão. Sai na faixa de R$ 60 e poucos, com suco natural. Como a vila é pequena e a maior atração são os restaurantes, o bom é ir pra almoçar por lá.

Comida na Costa da Lagoa

Comida ótima nos restaurantes na beira da lagoa. Foto: Kelly Pelisser

Depois de matar a fome, foi hora de dar uma circulada. A primeira atração é a igreja do lugar. Logo atrás, há uma estradinha estreita (a principal). Indo para o lado esquerdo, a uma curta caminhada, você encontra uma lojinha de artesanato, e, logo mais à frente, depois de uma ponte, o indicativo de onde andar na mata por mais uns poucos metros e encontrar uma cachoeira linda de água refrescante. Há placas indicando o perigo de subir nas pedras, mas o pessoal sobe mesmo assim. Nos restaurantes, igualmente orientam a ter cuidado. Aliás, os atendentes sempre são muito gentis para prestar informações do caminho para chegar na cachoeira ou o horário do barco para voltar ao centrinho da Lagoa da Conceição. Assim como o povo é muito simpático. Na minha caminhada, todo mundo que encontrei, me cumprimentava: “boa tarde”. E um menino veio me perguntar se eu procurava alguém, porque ele poderia me levar até a casa da pessoa. Voltei para a região dos restaurantes e fiquei sentada numa das espreguiçadeiras num deck sobre a lagoa. Eles deixam você ficar por lá, mesmo se não consumir. E vale ficar por horas. Uns amores! A Costa da Lagoa é um lugar onde o tempo gira num outro compasso, sem automóveis, só com a natureza como som.

Igreja da Costa da Lagoa

Igreja da Costa da Lagoa. Foto: Kelly Pelisser

Cachoeira na costa da Lagoa

Você caminha uns minutos e chega nessa cachoeira. Foto: Kelly Pelisser

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s