Rota das Cantinas Históricas, em Bento Gonçalves (RS)

Pôr do sol na Vinícola Estrelas do Brasil

Pôr do sol na Vinícola Estrelas do Brasil. Foto: Kelly Pelisser

A Rota das Cantinas Históricas, no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, oferece aquele turismo low-profile, sabe? As visitas, agendadas na maioria dos empreendimentos, são conduzidas pelo dono da casa, e por isso, mesmo não seguem aquele padrão dos pacotes turísticos embaladinhos.

A proposta é bem diferente do consagrado roteiro enoturístico do Vale dos Vinhedos, consolidado há tempos, ancorado por grandes empreendimentos. Em Faria Lemos, o que se faz é turismo de experiência. Parece que você adentra outro mundo, mas ali, pertinho: os empreendimentos ficam ao longo da RS-431, a estrada que corta o distrito, a cerca de 12 quilômetros do Centro de Bento.

Armazém das Cantinas Históricas

Há venda de artesanato, vinhos e produtos locais, além de servir como centro de informações turísticas do roteiro. Tem pão fresquinho, assado no forno de tijolos ao lado do armazém.

Mirante do Campanário

O visitante pode subir no campanário, que foi construído ao lado da igreja de Faria Lemos. A vista dos vales junto aos sinos é linda e o preparo físico exigido para vencer as largas escadas é mínimo. A porta que dá acesso ao campanário fica sempre aberta. É só chegar e subir.

Pavão na Vinícola Dal Pizzol

Pavão na Vinícola Dal Pizzol. Foto: Kelly Pelisser

lago na Vinícola Dal Pizzol

Tem um lago lindo na Dal Pizzol. Foto: Kelly Pelisser

Dal Pizzol Vinhos Finos

A maior empresa do roteiro conta com um parque temático sobre vinhos. Há diversas atrações, como um museu que reúne garrafas e rótulos de vinhos de vários países.  De diferentes partes do globo vieram também as videiras que compõe o vinhedo do mundo. Pelo parque, há animais como pavões (cuidado com os gansos!), um lago e equipamentos utilizados no passado para a lida com a uva e a vinificação. A vinícola em si e os parreirais da vinícola não ficam nesse terreno e não são abertos à visitação de turistas. Mas, os vinhos estão lá no parque para você degustar ou comprar.

Casa centenária na Vinícola Vistamontes.

Casa centenária na Vinícola Vistamontes. Foto: Kelly Pelisser

Vistamontes Sucos Naturais

O jovem casal de enólogos Anderson de Césaro e Geyce Salton decidiu, em 2009, fundar, na terra onde a família dela produz uvas há mais de 100 anos uma vinícola. Mas, com um diferencial: produzem apenas suco de uva integral tinto e branco. A família vai guiando o passeio conforme o visitante preferir, apresentando os parreirais, a casa de pedra centenária onde a família vivia, o cachorro Peludo e os equipamentos para a produção de sucos.  O nome da vinícola não é por acaso: a vista é linda.

Vinícola Cristofoli

Vinícola Cristofoli. Foto: Kelly Pelisser

Vinícola Cristofoli

A Vinícola Cristófoli fica numa área mais urbana, no centrinho do distrito de Faria Lemos, mesmo assim, tem um toque todo de interior. A família, que produzia há décadas vinho no porão de casa, registrou a vinícola no fim dos anos 1990 e passou a fabricar, além da bebida feita com uvas comuns, vinhos finos, de variedades mais jovens, que não passam por barricas de carvalho. Mais recentemente, iniciou a comercialização também de espumante.

Também são servidas refeições sob agendamento. Quem cozinha são a mãe e a tia da enóloga Bruna Cristofoli. Tudo da colônia mas com um toque diferente, gourmet, mas sem ser esnobe. O molho da salada que tem como ingrediente bananas e o sagu de moscatel com morangos são uma delícia. Também sob agendamento tem almoço ou lanche servidos sobre edredons em meio aos vinhedos. Da massa às bruschettas, tudo feito na propriedade, acompanhado, claro, pelos produtos da vinícola.

Vinícola Estrelas do Brasil

Paisagem a partir do mirante da Vinícola Estrelas do Brasil. Foto: Kelly Pelisser

Vinícola Estrelas do Brasil

Paisagem em frente à casa do enólogo da Vinícola Estrelas do Brasil. Foto: Kelly Pelisser

Estrelas do Brasil

A vista mais linda de Bento Gonçalves. Ponto. Só isso já vale a visita ao lugar que, na verdade, é a casa do enólogo e diretor da Estrelas do Brasil, Irineo Dall Agnol. Mas os produtos são espetaculares. Dall Agnol construiu mirante em madeira para ter uma vista 360º dos parreirais e vales. Em frente à casa, o enólogo preparou lugar especial, com cadeiras de madeira e uma rede, onde o visitante descansa enquanto degusta um dos espumantes top de linha (faça fotos ali, muitas fotos!). Entre os produtos, há algo raro no Brasil: um Nature negro. Sim, um espumante tinto. A venda dos vinhos e espumantes é só lá ou pelo site.

O proprietário quer construir 20 refúgios, apartamentos sustentáveis, com teto de grama e paredes em vidro para que o visitante continue tendo a vista privilegiada de dentro do quarto. Também está nos planos futuros um espaço para eventos. A vista é encantadora sempre, mas, se aceitar uma dica, vá no por do sol, uma experiência única. Ah, claro, sempre agendando.

 

Outros empreendimentos do roteiro

Casa Dequigiovanni
Restaurante e Lancheria Faria Lemos
Vinícola Mena Kaho
Vinícola Monte Rosário

Para saber mais:

Rota das Cantinas Históricas: http://cantinashistoricas.com.br/

Vistamontes Sucos Naturais: http://www.vistamontes.com.br/

Vinícola Dal Pizzol: http://www.dalpizzol.com.br/home

Vinícola Estrelas do Brasil: http://www.estrelasdobrasil.com.br/

Vinhos Cristófoli: http://www.vinhoscristofoli.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s